domingo, 2 de janeiro de 2011

"Os três desejos"


Era uma vez uma mulher chamada Cornélia. Ela morava numa pequena casa, no meio da floresta.
Certo dia estava no seu campo a cultivar alface, quando, de repente, parou para pensar e exclamou:
- Que vida que eu tenho! Trabalho e mais trabalho!
O seu vizinho que se chamava Delfim, ouviu a queixa da mulher e pensou em ajudá-la.
Logo que a Cornélia entrou dentro de casa, o vizinho Delfim foi lá bater-lhe à porta.
- Truz, truz!
- Quem é? – interrogou a mulher.
- Sou eu, o seu vizinho Delfim! – exclamou o vizinho.
- Já vou abrir a porta! – disse a mulher.
Abriu a porta, mandou-o sentar, serviu-lhe um chá e a conversa começou.
O vizinho explicou-lhe o motivo da sua visita e de seguida segredou-lhe:
- Ouvi por aí dizer que anda por aqui um génio que concede desejos.
- A sério? – interrogou a mulher.
- Sim, sim! – exclamou o vizinho Delfim.
- Ouvi o que disse há pouco quando estava a cultivar a alface e vim aqui tentar ajudá-la.
- Muito obrigado, vou já ver onde o posso encontrar! – exclamou a mulher com muita alegria.
Procurou, procurou e encontrou!
- É você o génio? – interrogou a velha.
- Sim, sou. Porquê? – respondeu o génio.
- Você pode-me conceder desejos? – implorou a velha.
- Sim, posso! – retorquiu o génio.
-Então vamos lá começar! – sugeriu o génio.
- O meu primeiro desejo é ter uma ajuda em casa, para me ajudar nas tarefas domésticas. – desejou a mulher.
- Segundo! – sugeriu o génio.
- Podemos esperar para eu pensar? – interrogou a mulher.
- Claro! – afirmou o génio.
- Que camisola gira que aquela senhora tem, com ela eu ficaria igual a uma princesa! – desejou a mulher.
Como o génio estava a concretizar-lhe os desejos, ouviu isso e pronto, uma camisola igual lhe apareceu!
-Que burra que eu sou! Com milhares de desejos para pedir, fui logo pedir a camisola! – exclamou a velha.
- Falta-lhe um desejo! – indicou o génio!
- O meu terceiro desejo é … agradecer-lhe o favor que me fez!
- Não me custou nada, minha senhora! – exclamou o génio.
A mulher foi para sua casa muito feliz!
Quando chegou à sua pequena casinha estava lá uma senhora que a ia ajudar nas tarefas domésticas.
Logo depois de dar as boas vindas à sua ajudante, foi à casa do seu vizinho Delfim.
- Obrigado pela ajuda! – disse a mulher muito alegre.
- De nada! – respondeu o vizinho.
De seguida foi para a sua casa.
No dia seguinte acordou muito feliz, de seguida foram as duas realizar as tarefas domésticas.
A partir daquele dia a vida da mulher mudou por completo.
E viveram felizes para sempre como princesas!

Irina Mota, 6ºC

"SE"

Se as casas tivessem asas
Se as asas varressem o mar
Se o mar coubesse no copo
Se o copo jogasse à bola
Se a bola se fizesse sol
Se o sol fosse à escola
Se a escola se escondesse de segunda a sexta – feira
Se a sexta – feira se vestisse de encarnado
Se encarnado pintasse a chuva
Se a chuva abrisse a porta
Se a porta caminhasse pela rua de braço dado com a Lua
Se a Lua saltasse para a minha mão
E eu a comesse dentro do pão! …

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Lenda da Europa

Europa era uma princesa muito bonita que vivia na Ásia.
Um dia o pai dos deuses, que se chamava Zeus, viu-a a apanhar flores de manhãzinha, apaixonou-se por ela e decidiu raptá-la.
Para agir mais à vontade, tomou a forma de um lindo touro castanho com um círculo prateado na testa.
Depois aproximou-se, muito manso, muito meigo. A princesa ficou encantada. Afagou-o e, na ideia de ir dar um passeio, sentou-se-lhe no dorso.
Nesse momento, Zeus disparou a voar por cima do Oceano em busca de uma ilha sossegada para viver o seu romance de amor.
Assim, deixaram a Ásia e passaram ao continente vizinho que naquela altura ainda não tinha nome. Veio a ser Europa, por causa da princesa.

Recolhida por Filipa França, nº 7, 6ºC

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ficha de avaliação 5º ano- Outubro 2010

A ficha é constituída por:
1-Leitura/compreensão/ expressão escrita

Os alunos deverão ser capazes de:

• Identificar o autor e a obra de onde foi retirado o texto
• Identificar os tipos de narrador (participante ou presente/ não participante ou ausente)
• Identificar personagens
• Localizar da acção no espaço


2-Conhecimento explícito da língua
Os alunos deverão ser capazes de:

• Conhecer o alfabeto
• Ordenar alfabeticamente palavras
• Identificar sinónimos e antónimos
• Identificar palavras agudas, graves e esdrúxulas
• Identificar monossílabos, dissílabos e polissílabos
• Usar as regras da translineação
• Construir uma área vocabular
• Identificar nomes, adjectivos, verbos e determinantes
• Utilizar os sinais auxiliares da escrita
. Identificar onomatopeias e palavras onomatopaicas



3-Produção de texto
Os alunos deverão ser capazes de:

• Recontar um conto


Os alunos podem utilizar as regras do Novo Acordo Ortográfico.

domingo, 17 de outubro de 2010

5ºB

A Sara Pereira,nº 19, do 5º B, produziu este poema, "Direitos das crianças", que partilha com todos nós.

Caros adultos,
Queria relembrar
Que somos crianças
E temos direitos para respeitar!

Os nossos direitos
São importantes
São tão valiosos
Como diamantes!

As crianças têm o futuro
Em seu poder
Temos a esperança
Que o mundo precisa
Para viver!

Que o mundo
Precisa para continuar,
E para ensinar a Humanidade,
A respeitar!

Nós somos diferentes,
Mas todos iguais
Somos os adultos de amanhã
Do mundo inteiro,
Mais pura da verdade
E Somos uma pequena Humanidade

Necessitamos de amor,
Carinho, educação
E de um mundo melhor,
De eterna paixão.

Não importa a nossa raça,
Não importa a nossa cor.
Com os nossos direito todos,
Todos podemos
Fazer um mundo melhor.
Se um dia
Te perguntares o que tem de bom
Ser criança,
Pensa no mudo inteiro
Pois nós temos a tua esperança!

Até mesmo
Os adultos
Têm no coração
A criança da sua infância
Cheia de luz e emoção.


De uma criança!
Sara,, 5ºB

Ficha de avaliação do 6º ano

FICHA DE AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – Outubro 2010

A ficha é constituída por:
1-Leitura/compreensão/ expressão escrita

Os alunos deverão ser capazes de:

• Identificar um texto narrativo
• Identificar os tipos de narrador (participante ou presente/ não participante ou ausente)
• Identificar personagens principais, secundárias e figurantes
• Localizar da acção no espaço e no tempo
• Delimitar a introdução, desenvolvimento e conclusão de um texto narrativo
• Distinguir narrativa aberta de narrativa fechada
• Definir conto tradicional
• Conhecer vários autores portugueses

(Estudar Ficha Informativa 1 do manual Novo Português em Linha, página 30)

2-Conhecimento explícito da língua
Os alunos deverão ser capazes de:

• Identificar sinónimos e antónimos
• Ordenar alfabeticamente palavras
• Identificar palavras agudas, graves e esdrúxulas
• Identificar monossílabos, dissílabos e polissílabos
• Usar as regras da translineação
• Identificar palavras da mesma família
• Identificar ditongos orais e nasais
• Identificar interjeições, nomes, adjectivos
• Identificar tipos e formas de frase
• Pontuar um texto

(Estudar Minigramática, páginas 4, 5, 6,7, 9, 10, 12, 47. Atenção: estudar só os conteúdos abordados nas aulas.)

3-Produção de texto
Os alunos deverão ser capazes de:

• Resumir um conto/ recontar um conto

Os alunos podem utilizar as regras do Novo Acordo Ortográfico

terça-feira, 6 de julho de 2010

Bom descanso

Aos meus queridos alunos,

Terminámos juntos um ano de intenso trabalho. Quero desejar-vos bom descanso e dizer--vos: "APROVEITEM BEM AS FÉRIAS".
Em Setembro votaremos a encontrar-nos em VILA VERDE.

Amizade