Se as casas tivessem asas
Se as asas varressem o mar
Se o mar coubesse no copo
Se o copo jogasse à bola
Se a bola se fizesse sol
Se o sol fosse à escola
Se a escola se escondesse de segunda a sexta – feira
Se a sexta – feira se vestisse de encarnado
Se encarnado pintasse a chuva
Se a chuva abrisse a porta
Se a porta caminhasse pela rua de braço dado com a Lua
Se a Lua saltasse para a minha mão
E eu a comesse dentro do pão! …
domingo, 2 de janeiro de 2011
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Lenda da Europa
Europa era uma princesa muito bonita que vivia na Ásia.
Um dia o pai dos deuses, que se chamava Zeus, viu-a a apanhar flores de manhãzinha, apaixonou-se por ela e decidiu raptá-la.
Para agir mais à vontade, tomou a forma de um lindo touro castanho com um círculo prateado na testa.
Depois aproximou-se, muito manso, muito meigo. A princesa ficou encantada. Afagou-o e, na ideia de ir dar um passeio, sentou-se-lhe no dorso.
Nesse momento, Zeus disparou a voar por cima do Oceano em busca de uma ilha sossegada para viver o seu romance de amor.
Assim, deixaram a Ásia e passaram ao continente vizinho que naquela altura ainda não tinha nome. Veio a ser Europa, por causa da princesa.
Recolhida por Filipa França, nº 7, 6ºC
Um dia o pai dos deuses, que se chamava Zeus, viu-a a apanhar flores de manhãzinha, apaixonou-se por ela e decidiu raptá-la.
Para agir mais à vontade, tomou a forma de um lindo touro castanho com um círculo prateado na testa.
Depois aproximou-se, muito manso, muito meigo. A princesa ficou encantada. Afagou-o e, na ideia de ir dar um passeio, sentou-se-lhe no dorso.
Nesse momento, Zeus disparou a voar por cima do Oceano em busca de uma ilha sossegada para viver o seu romance de amor.
Assim, deixaram a Ásia e passaram ao continente vizinho que naquela altura ainda não tinha nome. Veio a ser Europa, por causa da princesa.
Recolhida por Filipa França, nº 7, 6ºC
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Ficha de avaliação 5º ano- Outubro 2010
A ficha é constituída por:
1-Leitura/compreensão/ expressão escrita
Os alunos deverão ser capazes de:
• Identificar o autor e a obra de onde foi retirado o texto
• Identificar os tipos de narrador (participante ou presente/ não participante ou ausente)
• Identificar personagens
• Localizar da acção no espaço
2-Conhecimento explícito da língua
Os alunos deverão ser capazes de:
• Conhecer o alfabeto
• Ordenar alfabeticamente palavras
• Identificar sinónimos e antónimos
• Identificar palavras agudas, graves e esdrúxulas
• Identificar monossílabos, dissílabos e polissílabos
• Usar as regras da translineação
• Construir uma área vocabular
• Identificar nomes, adjectivos, verbos e determinantes
• Utilizar os sinais auxiliares da escrita
. Identificar onomatopeias e palavras onomatopaicas
3-Produção de texto
Os alunos deverão ser capazes de:
• Recontar um conto
Os alunos podem utilizar as regras do Novo Acordo Ortográfico.
1-Leitura/compreensão/ expressão escrita
Os alunos deverão ser capazes de:
• Identificar o autor e a obra de onde foi retirado o texto
• Identificar os tipos de narrador (participante ou presente/ não participante ou ausente)
• Identificar personagens
• Localizar da acção no espaço
2-Conhecimento explícito da língua
Os alunos deverão ser capazes de:
• Conhecer o alfabeto
• Ordenar alfabeticamente palavras
• Identificar sinónimos e antónimos
• Identificar palavras agudas, graves e esdrúxulas
• Identificar monossílabos, dissílabos e polissílabos
• Usar as regras da translineação
• Construir uma área vocabular
• Identificar nomes, adjectivos, verbos e determinantes
• Utilizar os sinais auxiliares da escrita
. Identificar onomatopeias e palavras onomatopaicas
3-Produção de texto
Os alunos deverão ser capazes de:
• Recontar um conto
Os alunos podem utilizar as regras do Novo Acordo Ortográfico.
domingo, 17 de outubro de 2010
5ºB
A Sara Pereira,nº 19, do 5º B, produziu este poema, "Direitos das crianças", que partilha com todos nós.
Caros adultos,
Queria relembrar
Que somos crianças
E temos direitos para respeitar!
Os nossos direitos
São importantes
São tão valiosos
Como diamantes!
As crianças têm o futuro
Em seu poder
Temos a esperança
Que o mundo precisa
Para viver!
Que o mundo
Precisa para continuar,
E para ensinar a Humanidade,
A respeitar!
Nós somos diferentes,
Mas todos iguais
Somos os adultos de amanhã
Do mundo inteiro,
Mais pura da verdade
E Somos uma pequena Humanidade
Necessitamos de amor,
Carinho, educação
E de um mundo melhor,
De eterna paixão.
Não importa a nossa raça,
Não importa a nossa cor.
Com os nossos direito todos,
Todos podemos
Fazer um mundo melhor.
Se um dia
Te perguntares o que tem de bom
Ser criança,
Pensa no mudo inteiro
Pois nós temos a tua esperança!
Até mesmo
Os adultos
Têm no coração
A criança da sua infância
Cheia de luz e emoção.
De uma criança!
Sara,, 5ºB
Caros adultos,
Queria relembrar
Que somos crianças
E temos direitos para respeitar!
Os nossos direitos
São importantes
São tão valiosos
Como diamantes!
As crianças têm o futuro
Em seu poder
Temos a esperança
Que o mundo precisa
Para viver!
Que o mundo
Precisa para continuar,
E para ensinar a Humanidade,
A respeitar!
Nós somos diferentes,
Mas todos iguais
Somos os adultos de amanhã
Do mundo inteiro,
Mais pura da verdade
E Somos uma pequena Humanidade
Necessitamos de amor,
Carinho, educação
E de um mundo melhor,
De eterna paixão.
Não importa a nossa raça,
Não importa a nossa cor.
Com os nossos direito todos,
Todos podemos
Fazer um mundo melhor.
Se um dia
Te perguntares o que tem de bom
Ser criança,
Pensa no mudo inteiro
Pois nós temos a tua esperança!
Até mesmo
Os adultos
Têm no coração
A criança da sua infância
Cheia de luz e emoção.
De uma criança!
Sara,, 5ºB
Ficha de avaliação do 6º ano
FICHA DE AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – Outubro 2010
A ficha é constituída por:
1-Leitura/compreensão/ expressão escrita
Os alunos deverão ser capazes de:
• Identificar um texto narrativo
• Identificar os tipos de narrador (participante ou presente/ não participante ou ausente)
• Identificar personagens principais, secundárias e figurantes
• Localizar da acção no espaço e no tempo
• Delimitar a introdução, desenvolvimento e conclusão de um texto narrativo
• Distinguir narrativa aberta de narrativa fechada
• Definir conto tradicional
• Conhecer vários autores portugueses
(Estudar Ficha Informativa 1 do manual Novo Português em Linha, página 30)
2-Conhecimento explícito da língua
Os alunos deverão ser capazes de:
• Identificar sinónimos e antónimos
• Ordenar alfabeticamente palavras
• Identificar palavras agudas, graves e esdrúxulas
• Identificar monossílabos, dissílabos e polissílabos
• Usar as regras da translineação
• Identificar palavras da mesma família
• Identificar ditongos orais e nasais
• Identificar interjeições, nomes, adjectivos
• Identificar tipos e formas de frase
• Pontuar um texto
(Estudar Minigramática, páginas 4, 5, 6,7, 9, 10, 12, 47. Atenção: estudar só os conteúdos abordados nas aulas.)
3-Produção de texto
Os alunos deverão ser capazes de:
• Resumir um conto/ recontar um conto
Os alunos podem utilizar as regras do Novo Acordo Ortográfico
A ficha é constituída por:
1-Leitura/compreensão/ expressão escrita
Os alunos deverão ser capazes de:
• Identificar um texto narrativo
• Identificar os tipos de narrador (participante ou presente/ não participante ou ausente)
• Identificar personagens principais, secundárias e figurantes
• Localizar da acção no espaço e no tempo
• Delimitar a introdução, desenvolvimento e conclusão de um texto narrativo
• Distinguir narrativa aberta de narrativa fechada
• Definir conto tradicional
• Conhecer vários autores portugueses
(Estudar Ficha Informativa 1 do manual Novo Português em Linha, página 30)
2-Conhecimento explícito da língua
Os alunos deverão ser capazes de:
• Identificar sinónimos e antónimos
• Ordenar alfabeticamente palavras
• Identificar palavras agudas, graves e esdrúxulas
• Identificar monossílabos, dissílabos e polissílabos
• Usar as regras da translineação
• Identificar palavras da mesma família
• Identificar ditongos orais e nasais
• Identificar interjeições, nomes, adjectivos
• Identificar tipos e formas de frase
• Pontuar um texto
(Estudar Minigramática, páginas 4, 5, 6,7, 9, 10, 12, 47. Atenção: estudar só os conteúdos abordados nas aulas.)
3-Produção de texto
Os alunos deverão ser capazes de:
• Resumir um conto/ recontar um conto
Os alunos podem utilizar as regras do Novo Acordo Ortográfico
terça-feira, 6 de julho de 2010
Bom descanso
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Visita do escritor José Torres à Escola EB 2,3 de Vila Verde
No dia 30 de Abril, o escritor José Torres deslocou-se à nossa escola. Estiveram com o escritor as turmas do 5º C e 5ºI, entre outras. Os alunos adoraram conhecê-lo, pois ele mostrou ser uma pessoa muita simpática e muito inteligente.
Quem é José Torres?
Nasceu em Agosto de 1967 em Barcelinhos, e desde muito cedo revelou apetência pela leitura e pela escrita.
Mais tarde, estudante de Direito em Coimbra, foi premiado em poesia num concurso promovido pela Associação Académica.
Cursou Arqueologia na Faculdade de Letras do Porto, mas licenciou-se em ensino pelo ISCE, sendo actualmente professor em Vizela.
Colaborou com o “Notícias de Barcelos”, “Barcelos Popular” ou “Primeiro de Janeiro”.
Em 2007 começou a editar os seus textos e poemas: “A tristeza matou os peixes que nadavam nos teus olhos”, “Contos de Água e Areia” e “Diário de Maria Cura”.
Quem é José Torres?
Nasceu em Agosto de 1967 em Barcelinhos, e desde muito cedo revelou apetência pela leitura e pela escrita.
Mais tarde, estudante de Direito em Coimbra, foi premiado em poesia num concurso promovido pela Associação Académica.
Cursou Arqueologia na Faculdade de Letras do Porto, mas licenciou-se em ensino pelo ISCE, sendo actualmente professor em Vizela.
Colaborou com o “Notícias de Barcelos”, “Barcelos Popular” ou “Primeiro de Janeiro”.
Em 2007 começou a editar os seus textos e poemas: “A tristeza matou os peixes que nadavam nos teus olhos”, “Contos de Água e Areia” e “Diário de Maria Cura”.
Subscrever:
Mensagens (Atom)