domingo, 2 de janeiro de 2011

CONCURSO LITERÁRIO

Concurso Uma Aventura Literária 2011
Regulamento


Modalidades
O concurso Uma Aventura...Literária 2011 tem cinco modalidades :
Texto Original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História.

Modalidade de Crítica:
Crítica a qualquer dos livros seleccionados para o concurso. ( Uma página dactilografada ou manuscrita)

Modalidade de Desenho:
Um desenho que ilustre um momento de qualquer dos livros a concurso-desenhos
a preto e branco em papel A4. ( Os concorrentes não devem imitar os desenhos dos livros).

Livros a concurso para as modalidades de Crítica e Desenho para o 3º e 4º anos, 2º ciclo,3º ciclo e secundário:
Colecção Uma Aventura / Colecção Viagens no Tempo / O pirata das Ilhas da Bruma / Quero ser Actor / Quero ser Outro
Livros a concurso para as modalidades de Crítica e desenho para o 1º e 2º ano:
A Gata Gatilde / Os primos e a Fada Atarantada


Modalidade de Texto Original:
Modalidade para todos os anos de escolaridade.
O tema é livre e deve ter a extensão máxima uma a duas páginas manuscritas ou dactilografadas.

Modalidade de Teatro:
Adaptação teatral de um episódio à escolha dos livros propostos a concurso.

Livros a concurso para todos os anos de escolaridade.
História de Portugal- Os primeiros Reis- Adaptação de um episódio/ Três Fábulas- Adaptação de uma fábula/ Piratas e Corsários- Adaptação de um pirata/ Uma Aventura no Alto Mar- Adaptação de um capítulo/ O lobo Prateado- Adaptação de uma história
Os autores das peças premiadas serão convidados a representá-las numa festa no Teatro Alberto, em Lisboa,e há prémios para os actores, guarda-roupa e cenário.


Modalidade Olimpíadas da História:
Um texto recontado por palavras do concorrente, que poderá ser ilustrado se desejar com fotografias, desenhos,colagens etc. O concorrente deve indicar o título do texto que escolheu e a página do livro em que baseou.
Livros a concurso para a modalidade Olimpíadas da História para todos os anos de escolaridade.
Os Descobrimentos Portugueses- Viagens e Aventuras/ O 5 de Outubro e a Primeira Republica


Prémios
Prémios de Olimpíadas da História :
Medalha de bronze, medalha de prata, medalha de ouro( por bronze prata ou ouro entenda-se a cor da medalha).
Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo. Devem vir identificados com o nome do(s) concorrente(s), morada,telefone,e-mail,idade,ano que frequenta(m), nome e morada da escola o nome do(s) professore(s) coordenador(es).
O júri será constituíto por uma equipa da Editorial Caminho.
Os trabalhos concorrentes não seram devolvidos.
Prémios de Texto Original,Crítica e Desenho
Os trabalhos serão divididos por quatro graus de ensino 1º ciclo; 2º ciclo; 3º ciclo; Ensino Secundário.
No 1º ciclo haverá três prémios para os alunos do 1º e 2º anos e três para os alunos do 3º e 4º anos. Os trabalhos premiados ( três por cada grau de ensino e por cada modalidade) serão publicados com o nome e coma fotografia dos autores, bem como o nome da escola que frequentam, num livro da colecção Uma Aventura.
Os premiados e os respectivos professores recebem cheques-livros. Há ainda Menções Honrosas, Diplomas de Participação, Diplomas de Coordenação Pedagógica e todas as escolas participantes recebem


Prazo: 14 de Fevereiro de 2011 (data de correio) - Entregar os trabalhos à professora até ao final do mês de Janeiro ou assim que estejam terminados!

"Os três desejos"


Era uma vez uma mulher chamada Cornélia. Ela morava numa pequena casa, no meio da floresta.
Certo dia estava no seu campo a cultivar alface, quando, de repente, parou para pensar e exclamou:
- Que vida que eu tenho! Trabalho e mais trabalho!
O seu vizinho que se chamava Delfim, ouviu a queixa da mulher e pensou em ajudá-la.
Logo que a Cornélia entrou dentro de casa, o vizinho Delfim foi lá bater-lhe à porta.
- Truz, truz!
- Quem é? – interrogou a mulher.
- Sou eu, o seu vizinho Delfim! – exclamou o vizinho.
- Já vou abrir a porta! – disse a mulher.
Abriu a porta, mandou-o sentar, serviu-lhe um chá e a conversa começou.
O vizinho explicou-lhe o motivo da sua visita e de seguida segredou-lhe:
- Ouvi por aí dizer que anda por aqui um génio que concede desejos.
- A sério? – interrogou a mulher.
- Sim, sim! – exclamou o vizinho Delfim.
- Ouvi o que disse há pouco quando estava a cultivar a alface e vim aqui tentar ajudá-la.
- Muito obrigado, vou já ver onde o posso encontrar! – exclamou a mulher com muita alegria.
Procurou, procurou e encontrou!
- É você o génio? – interrogou a velha.
- Sim, sou. Porquê? – respondeu o génio.
- Você pode-me conceder desejos? – implorou a velha.
- Sim, posso! – retorquiu o génio.
-Então vamos lá começar! – sugeriu o génio.
- O meu primeiro desejo é ter uma ajuda em casa, para me ajudar nas tarefas domésticas. – desejou a mulher.
- Segundo! – sugeriu o génio.
- Podemos esperar para eu pensar? – interrogou a mulher.
- Claro! – afirmou o génio.
- Que camisola gira que aquela senhora tem, com ela eu ficaria igual a uma princesa! – desejou a mulher.
Como o génio estava a concretizar-lhe os desejos, ouviu isso e pronto, uma camisola igual lhe apareceu!
-Que burra que eu sou! Com milhares de desejos para pedir, fui logo pedir a camisola! – exclamou a velha.
- Falta-lhe um desejo! – indicou o génio!
- O meu terceiro desejo é … agradecer-lhe o favor que me fez!
- Não me custou nada, minha senhora! – exclamou o génio.
A mulher foi para sua casa muito feliz!
Quando chegou à sua pequena casinha estava lá uma senhora que a ia ajudar nas tarefas domésticas.
Logo depois de dar as boas vindas à sua ajudante, foi à casa do seu vizinho Delfim.
- Obrigado pela ajuda! – disse a mulher muito alegre.
- De nada! – respondeu o vizinho.
De seguida foi para a sua casa.
No dia seguinte acordou muito feliz, de seguida foram as duas realizar as tarefas domésticas.
A partir daquele dia a vida da mulher mudou por completo.
E viveram felizes para sempre como princesas!

Irina Mota, 6ºC

"SE"

Se as casas tivessem asas
Se as asas varressem o mar
Se o mar coubesse no copo
Se o copo jogasse à bola
Se a bola se fizesse sol
Se o sol fosse à escola
Se a escola se escondesse de segunda a sexta – feira
Se a sexta – feira se vestisse de encarnado
Se encarnado pintasse a chuva
Se a chuva abrisse a porta
Se a porta caminhasse pela rua de braço dado com a Lua
Se a Lua saltasse para a minha mão
E eu a comesse dentro do pão! …

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Lenda da Europa

Europa era uma princesa muito bonita que vivia na Ásia.
Um dia o pai dos deuses, que se chamava Zeus, viu-a a apanhar flores de manhãzinha, apaixonou-se por ela e decidiu raptá-la.
Para agir mais à vontade, tomou a forma de um lindo touro castanho com um círculo prateado na testa.
Depois aproximou-se, muito manso, muito meigo. A princesa ficou encantada. Afagou-o e, na ideia de ir dar um passeio, sentou-se-lhe no dorso.
Nesse momento, Zeus disparou a voar por cima do Oceano em busca de uma ilha sossegada para viver o seu romance de amor.
Assim, deixaram a Ásia e passaram ao continente vizinho que naquela altura ainda não tinha nome. Veio a ser Europa, por causa da princesa.

Recolhida por Filipa França, nº 7, 6ºC

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ficha de avaliação 5º ano- Outubro 2010

A ficha é constituída por:
1-Leitura/compreensão/ expressão escrita

Os alunos deverão ser capazes de:

• Identificar o autor e a obra de onde foi retirado o texto
• Identificar os tipos de narrador (participante ou presente/ não participante ou ausente)
• Identificar personagens
• Localizar da acção no espaço


2-Conhecimento explícito da língua
Os alunos deverão ser capazes de:

• Conhecer o alfabeto
• Ordenar alfabeticamente palavras
• Identificar sinónimos e antónimos
• Identificar palavras agudas, graves e esdrúxulas
• Identificar monossílabos, dissílabos e polissílabos
• Usar as regras da translineação
• Construir uma área vocabular
• Identificar nomes, adjectivos, verbos e determinantes
• Utilizar os sinais auxiliares da escrita
. Identificar onomatopeias e palavras onomatopaicas



3-Produção de texto
Os alunos deverão ser capazes de:

• Recontar um conto


Os alunos podem utilizar as regras do Novo Acordo Ortográfico.

domingo, 17 de outubro de 2010

5ºB

A Sara Pereira,nº 19, do 5º B, produziu este poema, "Direitos das crianças", que partilha com todos nós.

Caros adultos,
Queria relembrar
Que somos crianças
E temos direitos para respeitar!

Os nossos direitos
São importantes
São tão valiosos
Como diamantes!

As crianças têm o futuro
Em seu poder
Temos a esperança
Que o mundo precisa
Para viver!

Que o mundo
Precisa para continuar,
E para ensinar a Humanidade,
A respeitar!

Nós somos diferentes,
Mas todos iguais
Somos os adultos de amanhã
Do mundo inteiro,
Mais pura da verdade
E Somos uma pequena Humanidade

Necessitamos de amor,
Carinho, educação
E de um mundo melhor,
De eterna paixão.

Não importa a nossa raça,
Não importa a nossa cor.
Com os nossos direito todos,
Todos podemos
Fazer um mundo melhor.
Se um dia
Te perguntares o que tem de bom
Ser criança,
Pensa no mudo inteiro
Pois nós temos a tua esperança!

Até mesmo
Os adultos
Têm no coração
A criança da sua infância
Cheia de luz e emoção.


De uma criança!
Sara,, 5ºB

Ficha de avaliação do 6º ano

FICHA DE AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – Outubro 2010

A ficha é constituída por:
1-Leitura/compreensão/ expressão escrita

Os alunos deverão ser capazes de:

• Identificar um texto narrativo
• Identificar os tipos de narrador (participante ou presente/ não participante ou ausente)
• Identificar personagens principais, secundárias e figurantes
• Localizar da acção no espaço e no tempo
• Delimitar a introdução, desenvolvimento e conclusão de um texto narrativo
• Distinguir narrativa aberta de narrativa fechada
• Definir conto tradicional
• Conhecer vários autores portugueses

(Estudar Ficha Informativa 1 do manual Novo Português em Linha, página 30)

2-Conhecimento explícito da língua
Os alunos deverão ser capazes de:

• Identificar sinónimos e antónimos
• Ordenar alfabeticamente palavras
• Identificar palavras agudas, graves e esdrúxulas
• Identificar monossílabos, dissílabos e polissílabos
• Usar as regras da translineação
• Identificar palavras da mesma família
• Identificar ditongos orais e nasais
• Identificar interjeições, nomes, adjectivos
• Identificar tipos e formas de frase
• Pontuar um texto

(Estudar Minigramática, páginas 4, 5, 6,7, 9, 10, 12, 47. Atenção: estudar só os conteúdos abordados nas aulas.)

3-Produção de texto
Os alunos deverão ser capazes de:

• Resumir um conto/ recontar um conto

Os alunos podem utilizar as regras do Novo Acordo Ortográfico